Ponte entre Guaratuba e Matinhos alcança 50% de execução
A construção da ponte entre Guaratuba e Matinhos, no litoral do Paraná, atingiu 50% de execução, conforme informou o Governo do Estado na última quinta-feira (1º).

A construção da ponte entre Guaratuba e Matinhos, no litoral do Paraná, atingiu 50% de execução, conforme informou o Governo do Estado na última quinta-feira (1º). A obra, que começou em 30 de abril de 2024, é uma antiga demanda da população local e tem como objetivo oferecer uma alternativa ao atual serviço de ferry-boat, frequentemente sobrecarregado em períodos de alta temporada.
O projeto, supervisionado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), conta com um investimento de R$ 386,9 milhões e tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026.
A estrutura da ponte terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras de concreto, além de calçadas com ciclovia e guarda-corpo, promovendo segurança e acessibilidade para veículos, ciclistas e pedestres.
Segundo o DER-PR, importantes etapas estruturais já foram superadas: as torres principais estão com as fundações e pilares concluídos, e as equipes agora concentram os trabalhos na chamada aduela de partida, elemento essencial para o início da instalação do tabuleiro da ponte.
Entre os avanços técnicos, 47 das 64 estacas foram finalizadas, correspondendo a 73% do total, e 10 travessas da mesoestrutura já estão concluídas, de um total de 22. Na superestrutura, 81 vigas longarinas foram fabricadas e 62 já instaladas. Além disso, seis lajes do tabuleiro já foram concretadas, representando 30% da estrutura pré-moldada por onde os veículos irão circular.
O projeto da ponte foi desenvolvido com foco em sustentabilidade, buscando redução de custos operacionais e de manutenção, aliando eficiência técnica e uso de tecnologia moderna. Em 2023, o governo divulgou uma maquete eletrônica que ilustra como será o visual final da estrutura, destacando um modelo arquitetônico integrado à paisagem costeira.
A obra é considerada estratégica para a mobilidade no litoral paranaense e deve beneficiar moradores e turistas, reduzindo o tempo de deslocamento entre os municípios e melhorando o fluxo de tráfego, especialmente durante o verão.
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa
🌍 Google News: Clique aqui