Irlanda vai às urnas em pleito com o ex-braço político do IRA na disputa por governar pela 1ª vez
As eleições legislativas na Irlanda, que começaram na sexta-feira (29), estão marcadas por um cenário de grande disputa entre os principais partidos, com um empate técnico nas intenções de voto. O Sinn Féin, herdeiro político do IRA, que nunca governou a República da Irlanda, aparece com 20% das intenções de voto, empatado com o Fine Gael, de centro-direita. O Fianna Fáil, também centro-direitista e atual partido governante, lidera ligeiramente com 22%.
A campanha foi amplamente influenciada por questões como o alto custo de vida e a imigração, além de um vídeo viral que colocou o atual primeiro-ministro, Simon Harris, em uma situação delicada. No vídeo, Harris, que tenta a reeleição, é filmado ignorando uma eleitora, uma enfermeira que critica a falta de apoio do governo à classe trabalhadora. O incidente gerou grande repercussão e provocou uma queda nas intenções de voto para o Fine Gael.
Apesar disso, Fianna Fáil e Fine Gael descartaram a possibilidade de formar uma coalizão com o Sinn Féin, o que limita as chances de o partido de Mary Lou McDonald integrar o próximo governo. Os eleitores estão escolhendo os 174 deputados da Dáil, a Câmara Baixa do Parlamento, em uma apuração que deve se estender por vários dias devido ao sistema eleitoral complexo do país.