Seja bem-vindo
Maringá,10/12/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Irlanda vai às urnas em pleito com o ex-braço político do IRA na disputa por governar pela 1ª vez

    g1.globo.com
    Irlanda vai às urnas em pleito com o ex-braço político do IRA na disputa por governar pela 1ª vez Foto: Reprodução

    As eleições legislativas na Irlanda, que começaram na sexta-feira (29), estão marcadas por um cenário de grande disputa entre os principais partidos, com um empate técnico nas intenções de voto. O Sinn Féin, herdeiro político do IRA, que nunca governou a República da Irlanda, aparece com 20% das intenções de voto, empatado com o Fine Gael, de centro-direita. O Fianna Fáil, também centro-direitista e atual partido governante, lidera ligeiramente com 22%.

    A campanha foi amplamente influenciada por questões como o alto custo de vida e a imigração, além de um vídeo viral que colocou o atual primeiro-ministro, Simon Harris, em uma situação delicada. No vídeo, Harris, que tenta a reeleição, é filmado ignorando uma eleitora, uma enfermeira que critica a falta de apoio do governo à classe trabalhadora. O incidente gerou grande repercussão e provocou uma queda nas intenções de voto para o Fine Gael.

    Apesar disso, Fianna Fáil e Fine Gael descartaram a possibilidade de formar uma coalizão com o Sinn Féin, o que limita as chances de o partido de Mary Lou McDonald integrar o próximo governo. Os eleitores estão escolhendo os 174 deputados da Dáil, a Câmara Baixa do Parlamento, em uma apuração que deve se estender por vários dias devido ao sistema eleitoral complexo do país.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.