Seja bem-vindo
Maringá,10/12/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Justiça eleitoral investiga denúncia de candidatura fictícia em Maringá

    Redação Hoje Maringá
    Justiça eleitoral investiga denúncia de candidatura fictícia em Maringá Foto: Reprodução

    A Justiça Eleitoral de Maringá instaurou duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para apurar uma denúncia de candidatura fictícia nas eleições municipais de 2024. As ações foram movidas por um filiado do Republicanos e pela Federação Psol-Rede, e envolvem a candidata Isabela Cantieri, do Partido Social Democrático (PSD), que disputou uma vaga na Câmara Municipal, mas obteve apenas 11 votos e não foi eleita.

    De acordo com os processos, a candidata teria participado da eleição com o único objetivo de preencher a cota de gênero exigida pela legislação eleitoral, sem a intenção real de concorrer. Informações nos autos indicam que Isabela Cantieri teria viajado para a Europa durante o período da campanha, o que reforça a alegação de falta de comprometimento com a disputa eleitoral.

    A primeira Ação foi apresentada na segunda-feira (25) por Dioney Fabio Barroca, filiado ao Republicanos. Já a segunda, movida pela Federação Psol-Rede, foi registrada na terça-feira (26), com base nas mesmas acusações. Os processos mencionam a ausência de movimentação financeira relevante e de ações expressivas de campanha por parte da candidata, o que configuraria uma possível fraude à cota de gênero.

    As ações solicitam a exclusão dos votos recebidos pelo partido investigado da totalização dos votos, além da recontagem dos votos e redistribuição das cadeiras, o que poderia alterar a composição da Câmara Municipal a partir de 2025.


    Fonte: CBN Maringá




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.