Seja bem-vindo
Maringá,10/12/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal alerta para importância do diagnóstico precoce e prevenção

    A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal reforça a necessidade de buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ao notar qualquer sintoma.

    Redação Hoje Maringá
    Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal alerta para importância do diagnóstico precoce e prevenção

    A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, que é celebrada de 1 a 7 de novembro, foi instituída pela Lei n.º 13.230/2015, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce. O câncer bucal, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, atinge gengivas, bochechas, palato e língua, e pode ter consequências graves se não tratado a tempo.

    Sinais como: feridas que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas, dor persistente, dificuldade para engolir e alterações na voz devem ser levados a sério. De acordo com o oncologista da Pró-Saúde, Thayles Moraes, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. “Qualquer alteração na saúde bucal deve ser investigada com um dentista ou médico. A desinformação é um dos maiores obstáculos no combate à doença, que nos estágios avançados exige tratamento com cirurgia, radioterapia e quimioterapia”, destacou o especialista.

    Como evitar

    A prevenção é a melhor estratégia, com recomendações como manter boa higiene bucal, realizar consultas regulares ao dentista, evitar o consumo de tabaco e álcool, além de adotar uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. “Essas medidas simples podem reduzir significativamente o risco”, afirmou Moraes.

    O câncer bucal é um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil, especialmente em homens acima de 40 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados cerca de 15.100 novos casos por ano para o período de 2023 a 2025.

    A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal reforça a necessidade de buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ao notar qualquer sintoma. A conscientização e o acesso aos serviços de saúde são passos essenciais para reverter os altos índices da doença no país.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.