Seja bem-vindo
Maringá,19/05/2024

  • A +
  • A -

Universidade de Columbia cancela cerimônia de formatura por protestos contra guerra em Gaza

g1.globo.com
Universidade de Columbia cancela cerimônia de formatura por protestos contra guerra em Gaza


Evento aconteceria no próximo dia 15 e foi um dos motivos pelo qual a reitoria pediu que acampamentos pró-palestinos fossem desmobilizados. Na semana passada, a polícia de Nova York expulsaram alunos que ocupavam o campus. Faixa colocada em acampamento na Universidade de Columbia, em Nova York, manifesta solidariedade aos palestinos de Gaza
Stefan Jeremiah/AP
A Universidade de Columbia, em Nova York, epicentro dos protestos contra a guerra em Gaza, anunciou, nesta segunda-feira (6), que cancelou a principal cerimônia de formatura, que aconteceria na próxima semana.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A instituição afirmou que "renunciará" à cerimônia universitária prevista para 15 de maio e, no lugar, vai organizar uma série de eventos com presença reduzida.
"Estamos decididos a oferecer a nossos alunos a celebração que eles merecem e desejam", anunciou a universidade, sustentando que "eventos escolares menores são melhores para eles e suas famílias".
"Vamos concentrar nossos recursos nessas cerimônias escolares e mantê-las seguras, respeitosas e em bom funcionamento", afirmou o comunicado, acrescentando que a universidade já está "fazendo um grande esforço para alcançar este objetivo".
Onda de protestos
As manifestações em protesto à guerra de Israel contra o Hamas em Gaza abalaram os campi universitários nos Estados Unidos durante semanas, provocando medidas contundentes, prisões em massa e uma medida da Casa Branca para restabelecer a ordem.
Policiais expulsam manifestantes do Hamilton Hall da Columbia
Na semana passada, a polícia entrou no campus na Universidade de Columbia para expulsar um grupo de estudantes que tinham ocupado um edifício e desmantelar o acampamento montado nos jardins da universidade.
Os manifestantes exigiam que a instituição cortasse todos os laços econômicos com Israel e empresas que se beneficiam da guerra, bem como a garantia de transparência financeira.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.