Seja bem-vindo
Maringá,16/05/2024

  • A +
  • A -

Hoje é Dia: Dia Internacional da Dança

Confira outra data e acontecimentos do dia 29 de abril


Hoje é Dia: Dia Internacional da Dança A maringaense Ana Clara Poltronieri é uma artista da dança, premiada nascionalmente, com carreira nacional e internacional, nossa homenageada neste Dia Internacional da Dança | Foto: Daniel Lupo / Espetáculo Amana

  • Dia Internacional da Dança - a UNESCO escolheu esse dia por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), que ultrapassou os princípios gerais norteadores da dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra; sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos.

  • Dança: Espetáculo ‘Fragilidade’ estreia dia 2 e cumpre cinco apresentações gratuitas em Maringá

  • Dia em Memória de todas as Vítimas de Armas Químicas - Este é um evento anual realizado em 30 de novembro como uma “homenagem às vítimas da guerra química, bem como para reafirmar o compromisso da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) para a eliminação da ameaça das armas químicas, promovendo assim os objetivos de paz, segurança e multilateralismo.” É oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) e é celebrado desde 2005.

  • Nascimento de Hirohito, em Tóquio, no dia 29 de abril de 1901, há 123 anos. Morreu em Tóquio, no dia 7 de janeiro de 1989. Foi homenageado postumamente como Imperador Sh?wa. Foi o 124º imperador do Japão, reinando de 1926 até sua morte em 1989. Ele foi um dos monarcas que reinou por mais tempo no mundo, com seu reinado de 62 anos sendo o mais longo de qualquer imperador japonês.

  • Nascimemto de Joaquim Osório Duque-Estrada , em Vassouras no dia 29 de abril de 1870, há 154 anos. Ele morreu no Rio de Janeiro, em 5 de fevereiro de 1927. Foi um poeta, crítico literário, professor e ensaísta brasileiro. Seu primeiro livro, um livro de poemas, foi Alvéolos (1886). Conhecido pela autoria da letra do Hino Nacional Brasileiro e sua atividade de crítico literário na imprensa brasileira do início do século XX. Foi membro da Academia Brasileira de Letras. Seu poema de 1909, em versos decassílabos, foi oficializado como letra do Hino Nacional Brasileiro por meio do Decreto nº 15 671, do presidente Epitácio Pessoa, em 6 de setembro de 1922, véspera do Centenário da Independência do Brasil.

  • Nascimento do compositor, pianista e líder de orquestra estadunidense Duke Ellington , em 1899, há 125 anos. Ele morreu em Nova Iorque, no dia 24 de maio de 1974. A música de Duke Ellington foi uma das maiores influências no jazz desde a década de 1920 até à de 1960. Ainda hoje suas obras têm influência apreciável e é, por isso, considerado o maior compositor de jazz americano de todos os tempos. 

  • Morte da cantora paulista Hilda Campos Soares da Silva, a Leny Eversong , em 1984, há 40 anos.  Conhecida pela sua voz poderosa, que lhe deu fama internacional nos anos de 1950, fez várias temporadas anuais nos cassinos de Las Vegas. Em 1945, transferindo-se da Rádio Tupi, passou por duas rádios paulistas: a Excelsior e depois a Nacional.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.