Seja bem-vindo
Maringá,06/11/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Defensoria Pública elabora material educativo para jovens que votarão pela primeira vez

    Redação Hoje Maringá
    Defensoria Pública elabora material educativo para jovens que votarão pela primeira vez Foto: Divulgação/Internet

    A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) disponibilizou uma cartilha educativa para jovens que tiraram o título de eleitor neste ano para votar nas eleições de outubro. O material, com linguagem própria para o público-alvo, explica como funcionam todas as etapas de preparação que antecedem o dia da votação. Reúne também informações sobre os mecanismos do processo eleitoral e as outras formas de participar da política municipal, estadual e federal. O Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) da DPE-PR, que elaborou o conteúdo em parceria com a Diretoria de Comunicação, distribuirá a cartilha para estudantes de Ensino Médio nos próximos dias. Clique aqui e confira na íntegra.

    Além de utilizar uma comunicação mais conectada com jovens, o material traz indicações para facilitar a leitura de acordo com o interesse específico da pessoa. Por exemplo, a sugestão de pesquisar no material por tema ou palavra - votação, título e documentos, entre outros. “A partir do momento que a pessoa tem direito ao voto, é necessário garantir que ela possa exercê-lo de maneira livre e consciente”, explica Fernando Redede, defensor público e coordenador do NUDIJ. “O apoio que a sociedade deve fornecer inclui uma plena educação em direitos, e a necessidade de mostrar que a participação política vai muito além do voto”, ressalta ele.

    A cartilha explica a importância de grêmios estudantis, conselhos de juventude e outras formas de organização que permitem a participação ativa de jovens. Outra seção do material reúne canais oficiais para identificação de fake news, disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). 

    A iniciativa do NUDIJ também reforça a campanha Eleições 2024: no caminho da paz, do TRE-PR. A Defensoria Pública e mais de 100 instituições assinam a campanha, que dentre seus objetivos busca combater a desinformação nas eleições municipais. Veja mais informações sobre a campanha aqui.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.